Alerta de incompatibilidade com Internet Explorer

Mulheres Juristas Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Navegar
Pesquisar nesta coleção:

Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Submissões recentes
Exibindo 1 a 20 de 84.
Autor(es)TítuloData de PublicaçãoResumo / Ementa
Muller, Daniela Valle da RochaA representação judicial do trabalho análogo ao de escravo2020Afirma que apesar da política pública de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo, implementada no Brasil no final do século XX e consolidada a partir de 2003, a impunidade dos que exploram o trabalho humano em condições análogas a de escravo ainda é uma realidade. Isso decorre, em parte, da jurisprudência que restringe a configuração do delito aos casos onde há coerção e/ou restrição de liberdade. Busca, na presente pesquisa, compreender a representação judicial do ilícito, que dá sustentação e sentido a essa jurisprudência. Representação, aqui, é considerada como produção de sentido dos conceitos, mediante a linguagem e esta, por sua vez, é compreendida como um meio para acessar os sentidos expressos pelos sujeitos. Nessa tarefa conta com o auxílio dos conceitos de “usos políticos do passado” desenvolvido por Ângela de Castro Gomes, de “lacuna axiológica” e “sentido comum teórico do jurista” propostos por Luis Alberto Warat e de “representação” na ótica de Stuart Hall. Para tanto, a pesquisa se valeu de coleta de dados primários e da metodologia própria da Análise de Discurso. Através desses dados e conceitos foi possível concluir que a jurisprudência identificada no problema central desta investigação acadêmica não decorre da “falha” na utilização das ferramentas interpretativas, próprias da dogmática jurídica, e sim da relação entre o intérprete da norma e a vasta carga simbólica presente no tema “escravidão”. Percebe-se que, desse modo, as concepções epistemológicas próprias do positivismo jurídico, presentes na hermenêutica jurídica tradicional, acabam por ocultar a carga ideológica presente nas decisões judiciais. Ao retirar essa dimensão política da interpretação e significação da norma legal, o discurso jurídico acaba por encobrir o autoritarismo, mascarando o valorativo em nome de ser “apenas técnico”.
Sanvicente, Elisa TorresNovos impactos do liberalismo autoritário: o estado de exceção no direito brasileiro pós-impeachment2019Examina como o estado de exceção se revela na contemporaneidade, especialmente como se desenvolve na política e no direito. As condições políticas e econômicas que são produto da racionalidade neoliberal e os sintomas deste contexto para as democracias modernas são o pano de fundo da investigação. A pesquisa faz resgate histórico do contexto político dos anos finais da República de Weimar a partir da perspectiva de Hermann Heller no que ele denomina de “liberalismo autoritário”. Deste modo, busca a investigação contextualizar o ambiente em que Carl Schmitt criou sua célebre teoria do Estado de Exceção. Para uma perspectiva jurídica do fenômeno da exceção no contexto neoliberal, a investigação explora o estudo e as bases da perspectiva da análise econômica do direito, “Law and Economics”. Deste modo, a pesquisa busca explicitar a relação existente entre as políticas de emergência e as bases teóricas que alicerçam a análise econômica do direito. Por fim, a pesquisa se socorre no exemplo do Direito do Trabalho brasileiro para experimentar e demonstrar como a análise econômica do direito e o pragmatismo jurídico embalado na necessidade econômica (exceção), com a formação de um contexto político propício depois do impeachment, transformaram a exceção em o novo paradigma da ordem jurídica laboral.
Medeiros, Benizete Ramos deA questão da unicidade sindical03/2001Trata da unicidade sindical, sua importância e implicações jurídicas. Cita as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) nº 98, que dispõe sobre a proteção aos direitos sindicais dos trabalhadores, e a nº 87 que trata da liberdade sindical. Argumenta que ambas são importantes, mas que o Brasil não ratificou a Convenção nº 87. Contudo, acolheu alguns dos seus princípios na Constituição de 1988. Fala da contradição entre o conceito de unicidade sindical e a Convenção nº 87 e lista autores que se opõem e os que são favoráveis ao pluralismo sindical.
Rocha, Rosilda LacerdaO conceito do trabalho em domicílio e as transformações do Direito do Trabalho07/2001Pretende uma abordagem que permita estabelecer um conceito de trabalho em domicílio que contemple tanto as formas históricas de sua apropriação pelo sistema capitalista - na origem do qual se encontra o próprio direito do trabalho -, como as novas formas decorrentes das transformações no modelo.
Sequeira, Fátima Maria NovelinoInflação x correção monetária2003Aborda a correção monetária em nosso direito e destaca quatro fundamentos técnicos a sua aplicação: previsão legal, previsão contratual de cláusula de escala móvel, teoria da imprevisão e a teoria das dívidas de valor.
Amaral, Sandro Ferreira do; Cardoso, Paula DuarteOs honorários sucumbenciais na Justiça do Trabalho de acordo com o novo Código de Processo Civil01/2015Comenta acerca da discussão dos honorários sucumbenciais na Justiça do Trabalho, tendo em vista os vários argumentos a favor e a manutenção da jurisprudência do TST contra.
Rocha, Luciana Nunes daOs créditos trabalhistas na recuperação judicial e falência01/2019Analisa não somente a prioridade no recebimento dos créditos trabalhistas, como também a efetividade do processo de recuperação judicial, em vista da necessidadde de manutenção de empregos e preservação dos créditos de natureza alimentar.
Estevam, Anna RachelO trabalhador doméstico e o benefício do seguro-desemprego: fim do desacerto2013O artigo aborda o tema do seguro-desemprego para os empregados domésticos, previsto na Emenda constitucional n.72/2013, mas ainda aguardando regulamentação.
Bomfim, VóliaO novo Código de Processo Civil e o processo do trabalho01/2015Analisa a compatibilidade do CPC 2015 com o Processo do Trabalho, englobando os elementos novos da nova legislação processual civil e três grupos: os aplicáveis; os aplicáveis com reserva ou de aplicabilidade discutível; e os inaplicáveis.
Mesquita, Taciela Cordeiro Cylleno deO futuro do trabalho01/2019Discorre sobre as modificações do mundo do trabalho e a sua necessidade de reinvenção devido a evolução tecnológica.
Cosenza, ElisaO empregado doméstico em face do novo paradigma de equiparação de direitos2013O artigo aborda as alterações trazidas pela Emenda Constitucional n. 72/2013, que conferiu aos empregados domésticos os direitos já concedidos aos empregados urbanos e rurais.
Trindade, MarinêsNotas sobre trabalho e adoecimento no setor de telemarketing07/2010Comenta sobre as condições do meio ambiente de trabalho na área do telemarketing e teleatendimento.
Medeiros, Benizete Ramos deNostradamus: o acesso à Justiça ficou comprometido com a Lei nº 13.467/201701/2018Trata o texto do diálogo da experiência da militância da advocacia trabalhista de quase três décadas e do ensino do Direito material e Processual do Trabalho com o texto da Reforma Trabalhista, Lei 13.467.
Silva, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo daInstituições jurídicas e terceirização: os fundamentos das decisões judiciais e sua compatibilidade com a Constituição07/2014Analisa a terceirização pela ótica constitucional, concluindo que esta, da maneira ue é praticada na realidade econômica brasileira, está totalmente em desacordo com a normatividade constitucional.
Bomfim, VóliaFlexibilização por norma coletiva e prevalência do negociado sobre legislado07/2016Disserta acerca da possibilidade de flexibilização das regras trabalhistas por negociação coletiva em decorrência da inovação introduzida na CLT pela reforma trabalhista (Lei n. 13.467/2017).
Barros, Isabela PimentelEvolução histórica dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos01/2013Com a inovação trazida pela edição da Emenda Constitucional n.72/2013, "o presente artigo tem como objetivo analisar a evolução histórica dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos, bem como perquirir a eficácia daqueles recentemente adquiridos com a alteração."
Jardim, Sharla de Almeida FrancoEstudo sobre o instituto da terceirização trabalhista: uma crítica ao Projeto de Lei nº 4.330/0407/2014Critica o Projeto de Lei nº 4.330/2004 que pretende à guisa de regulamentar a terceirização, extendê-la à praticamente todas as atividades empresariais indiscriminadamente, precarizando as relações de trabalho.
Azevedo, Henriete de Almeida; Fonseca, Maria Aparecida dos Santos; Bretas, Waldemir MacielErgonomia aplicada ao processo judicial eletrônico no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região2012Partindo da implantação do Processo Judicial Eletrônico no TRT da 1ª Região, o artigo aborda a informatização e a ergonomia, a importância das pausas, o mobiliário e os equipamentos dos postos de trabalho, a visão e o trabalho com o computador.
Penha, Ana Carolina Conceição; Penso, Patrícia Vicente; De Luca, Simone PizzinoEmpregado doméstico: paradoxos nas consequências da EC nº 72: os novos paradigmas do direito trabalhista01/2013Faz uma análise da evolução dos direitos dos empregados domésticos, desde o início da regulamentação até a atual Emenda Constitucional (EC) nº 72, de 2 de abril de 2013. Aborda os direitos já consolidados, bem como as controvérsias acerca daqueles ainda não regulamentados. Realiza exame das reportagens jornalísticas recentes sobre a ampliação de direitos dos empregados domésticos, tendo como parâmetro a doutrina nacional sobre o tema.
Dias, Vera Regina SilvaEmpregado doméstico: novas regras e sua aplicabilidade prática01/2013O artigo aborda a origem do trabalho doméstico, o contrato celetista e o contrato doméstico, as novas regras e o Judiciário Trabalhista e a norma coletiva como instrumento de adaptação.
Exibindo 1 a 20 de 84.