Alerta de incompatibilidade com Internet Explorer
Título: Novos impactos do liberalismo autoritário: o estado de exceção no direito brasileiro pós-impeachment
Autor(es): Sanvicente, Elisa Torres
Data de Publicação: 2019
Citação: SANVICENTE, Elisa Torres. Novos Impactos do Liberalismo Autoritário: o estado de exceção no direito brasileiro pós-impeachment. Rio de Janeiro, 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Resumo / Ementa: Examina como o estado de exceção se revela na contemporaneidade, especialmente como se desenvolve na política e no direito. As condições políticas e econômicas que são produto da racionalidade neoliberal e os sintomas deste contexto para as democracias modernas são o pano de fundo da investigação. A pesquisa faz resgate histórico do contexto político dos anos finais da República de Weimar a partir da perspectiva de Hermann Heller no que ele denomina de “liberalismo autoritário”. Deste modo, busca a investigação contextualizar o ambiente em que Carl Schmitt criou sua célebre teoria do Estado de Exceção. Para uma perspectiva jurídica do fenômeno da exceção no contexto neoliberal, a investigação explora o estudo e as bases da perspectiva da análise econômica do direito, “Law and Economics”. Deste modo, a pesquisa busca explicitar a relação existente entre as políticas de emergência e as bases teóricas que alicerçam a análise econômica do direito. Por fim, a pesquisa se socorre no exemplo do Direito do Trabalho brasileiro para experimentar e demonstrar como a análise econômica do direito e o pragmatismo jurídico embalado na necessidade econômica (exceção), com a formação de um contexto político propício depois do impeachment, transformaram a exceção em o novo paradigma da ordem jurídica laboral.
URL: http://bibliotecadigital.trt1.jus.br/jspui/handle/1001/3476029
Tipo de Documento: Tese/Dissertação
Data de Acesso: 2023-06-09T17:18:12Z
Data de Disponibilização: 2023-06-09T17:18:12Z
Aparece nas coleções:Mulheres Juristas
Produção Intelectual dos Magistrados

Anexos
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 - Dissertação de Mestrado da Juíza Elisa Torres Sanvicente - PDFA.pdf990,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir




Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.