logo   

AJUDA

Conteúdo:

Fechar esta janela

Comunidades

Coleções

Submissão de Item

Formato de Arquivos

Handles

Edição de Item

Edição de Coleção

 

Biblioteca Digital é um sistema que captura, distribui e preserva documentos digitais relacionados ao TRT-1. Em sua versão mais atual, apresenta novo leiaute, maiores recursos e novos conteúdos, que proporcionam ao usuário melhorias qualitativa e quantitativa nas consultas.

O conteúdo é organizado em comunidades, correspondentes a tópicos que podem se desdobrar em agrupamentos menores de conteúdos por critérios de afinidade preestabelecidos.

Com a finalidade de estruturar esses conteúdos em grupos por afinidade de assunto, as coleções estão distribuídas em cinco comunidades: Jurisprudência, Normas Internas (cuja nomenclatura no antigo ambiente era Legislação); Doutrina, Publicações, e Institucional. Para acessá-las, observe o menu lateral esquerdo, conforme ilustrado abaixo.

imagem 1


COMUNIDADES
topo

A Biblioteca Digital está organizada em comunidades que podem corresponder a Jurisprudência, Legislação, Doutrina, Publicações e Institucional. Dentro de cada comunidade, podem existir diversas subcomunidades e coleções. Cada coleção pode conter ilimitados itens/publicações. Esta organização fornece à Biblioteca Digital uma flexibilidade para acomodar variadas necessidades de comunidades, permitindo:

- quem contribui com conteúdo;
- se haverá processo de revisão (workflow);
- quem terá acesso

Cada comunidade tem sua própria página de entrada exibindo informações, notícias e links refletindo os interesses daquela comunidade, bem como uma lista descritiva de coleções dentro da comunidade.


COLEÇÕES
topo

Comunidades podem ser mantidas com número ilimitado de coleções na Biblioteca Digital. Coleções podem ser organizadas em tópicos, ou por tipo de informação ou por algum outro método de ordenação que a comunidade determinar útil para organização dos itens. Coleções podem conter diferentes políticas e fluxo de trabalho.

Cada coleção da Biblioteca Digital tem sua própria página de exibição de informações, notícias e links refletindo o interesse dos usuários na coleção.


SUBMISSÃO
topo

Interromper o processo de submissão:

No processo de submissão, você poderá parar e salvar seu trabalho para posterior continuidade clicando em "Cancelar/Salvar". Os dados digitados serão armazenados até que a submissão seja finalizada e estarão disponíveis na página "Meu Espaço". Caso, acidentalmente, o usuário saia do processo de submissão, sempre poderá retornar de onde parou, além de cancelar sua submissão em algum ponto.

Escolhendo Coleção

Barra de Progresso:

No topo da página de submissão, você encontrará botões representando cada passo no processo de submissão. À medida em que a submissão progride, a cor dos botões é alterada, indicando em qual etapa o usuário se encontra. Uma vez iniciada a submissão, você pode usar estes botões para navegar nas etapas do processo sem perder os dados.

submissao 1

Selecionar Coleção:

Ao descrever o item depositado, o usuário deverá selecionar o tipo de conteúdo que está sendo submetido. Mova a barra a direta da caixa de seleção, para visualizar todas as opções disponíveis na lista de coleções (Ato, Aviso, Despacho, etc) e clique sobre a coleção em que você deseja adicionar seu item.

(Caso não tenha permissão para submeter à coleção, contate o Administrador da Biblioteca Digital para mais informações).

Clique em "próximo" para proceder, ou "cancelar/salvar" para parar e salvar o progresso.


SUBMISSÃO DE ITEM - Página 1
topo de submissão de item
topo

Para iniciar o processo de submissão, o usuário deverá entrar no ambiente "meu espaço" e clicar sobre o botão "iniciar novo depósito" conforme demonstrado abaixo:

imagem 3

Após, deverá indicar a coleção na qual deseja depositar o novo item

adm imagem 4

Clique em "próximo" para proceder, ou "cancelar/salvar" para parar ou salvar a submissão.


SUBMISSÃO DE ITEM - Página 1
topo de submissão de item
topo

O exemplo a serguir descreve os campos de um item da coleção de Normas Internas. Outras coleções poderão ter diferentes metadados (campos) a serem preenchidos.

A informação que você preenche nestas duas telas formará o registro de metadados que facilitará ao usuário encontrar seu item usando o motor de busca. Quanto mais ricos os metadados, mais fácil será a pesquisa, portanto reserve um tempo para preencher a maior quantidade de filtros aplicáveis ao seu item. Abaixo listamos os campos de preenchimento obrigatório.

Título

Entre com um título completo que identifique o item. Este campo é obrigatório!

imagem 5

Vide

Inclua referências a normas contidas no documento, por exemplo Regimento Interno.

adm imagem 6

Tipo de Caso

Indique se a norma está consolidada, conforme a ilustração abaixo. Este campo é obrigatório!

imagem 7

Tipo

Selecione o tipo do conteúdo do documento submetido.

imagem 8

Unidade Responsável

Indique a Unidade responsável pela assinatura do documento. Este campo é obrigatório!

imagem 9

Data do Ato

Preencha os campos referentes ao dia, ano e mês do Ato. Este campo é obrigatório!

imagem 10

Palavras-Chaves

Indique as palavras-chaves que descrevam o item apropriadamente, da mais geral para específica. Quanto mais palavras-chave fornecidas, mais fácil o item será encontrado nas pesquisas. Você pode incluir várias palavras-chave clicando em "adicionar mais". Exemplo:

adm imagem 11

Data de Publicação

Preencha a data de publicação do documento. Este campo é obrigatório!

imagem 12


SUBMISSÃO DE ITEM - Página 2

Referência

Preencha a referência de publicação do item, conforme ilustrado abaixo:

imagem 13


SUBMISSÃO: Anexar um Arquivo

Selecione o arquivo para fazer o upload ou arraste o arquivo para o local indicado, conforme abaixo:

imagem 14

Uma vez selecionado o arquivo correto, clique em "próximo" para proceder.

 


SUBMISSÃO: Formato de Arquivos

Para armazenar propriamente e conceder acesso ao arquivo, é necessário conhecer qual o formato for arquivo, por exemplo, "PDF", "HTML", ou "Microsoft Word". Caso o sistema não reconheça automaticamente o formato do arquivo enviado, será solicitada a descrição do mesmo. Caso o formato do arquivo apareça na lista, selecione e clique em "Submeter". Caso não seja exibido, clique em "formato não encontrado na lista e descreva o formato na caixa de texto". Forneça o nome e a versão da aplicação utilizada para criar o arquivo, por exemplo, "Autodesk AutoCAD R20 for UNIX".

Para mais informações sobre formato de arquivo, veja Formatos Suportados pela Biblioteca Digital.

Arquivo Anexado

Após o envio o arquivo, verifique as informações na tabela e assegure que esteja correta. Ainda há mais dois passos a verificar se os arquivos foram enviados corretamente:

Se você está apenas anexando um arquivo, clique em "Próximo" quando finalizar o envio corretamente.

Caso esteja anexando mais que um arquivo, clique em "Adicionar outro arquivo" (aparecerá apenas caso tenha marcado "O item consiste em mais de um arquivo" na página "Submissão: Descreva seu item"). Quando enviado todos os arquivos, clique em "Próximo".

Caso esteja enviando uma página HTML com arquivo embarcado, clique em "Adicionar outro arquivo", e anexe todos os arquivos referenciados na página HTML. Depois, na coluna "Bitstream Primário", selecione o bitstream ou arquivo que é o índice da página ou o topo da página web. Isto assegurará que todos seus arquivos anexos sejamrão exibidos propriamente na página HTML. Então clique em "Próximo".

Checksums

Biblioteca Digital gera um MD5 checksum para todo conteúdo armazenado; Este checksum é usado internamente para verificar a integridade do arquivo sobre o tempo. (o checksum do arquivo nunca deveria mudar, a não ser que o arquivo mude). Você pode usar esse checksum para assegurar que anexou, de fato, seu arquivo.

Caso deseje verificar o arquivo usando checksums, clique em "Exibir Checksum" na página "Arquivos Enviados". Você, então, precisará de um programa local para verificar seu próprio checksum para comparar. Caso use um sistema baseado em UNIX, use md5sum. Por exemplo, digite "md5sum arquivo.pdf" para todos os arquivos que deseja verificar; o resultado deverá ser exibido na sua tela. Para usuário do sistema Windows, existe a ferramenta MD5 (http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum, disponível através do pacote textutils no Cygwin (http://www.cygwin.com/). Todos esses utilitários precisarão ser executados sobre um terminal.


SUBMISSÃO: Verificar Submissão

Esta página permite você rever toda informação fornecida que descreve o item. Para corrigir ou editar informação, clique no botão correspondente à direita, ou use os botões redondos na barra de progresso no topo da página para ser redirecionada a página de submissão específica. Quando verificado que está correto, clique em "Próximo" para continuar.

Clique em "Cancelar/Salvar" para parar e salvar seus dados, ou cancelar sua submissão.


SUBMISSÃO: Licença

Agora que sua submissão foi fornecida à Biblioteca Digital, o item irá para o fluxo de processo designado para coleção submetida. Algumas coleções requerem passos de edição ou revisão, enquanto outras imediatamente aceitam. Você receberá um e-mail de notificação assim que o item fizer parte da coleção, ou se, por alguma razão, há um problema na submissão. Caso tenha dúvidas sobre o procedimento para uma coleção particular, contate diretamente o responsável pela comunidade da coleção. Você pode verificar a situação de sua submissão na sua página pessoal "Meu Espaço".


HANDLES

Quando seu item fizer parte da Biblioteca Digital, ele será associado a uma URL. Isto significa que, diferentemente da maioria das URLs, este identificador não será alterado quando o sistema mudar. A Biblioteca Digital é comprometida a manter a integridade dos identificadores para que possa usar seguramente a referir o item quando citado em publicações ou outras formas de comunicação. Nossas URLs persistentes são registradas com o Handle System, um sistema para associação, gerenciamento e resolução de identificadores na Internet, conhecido como "handles," para objetos digitais e outros recursos na Internet. O Sistema de Handler é administrador pela Corporation for National Research Initiatives (CNRI), que promove pesquisas de interesse público.


EDIÇÃO DE ITEM

É possível editar os metadados de qualquer item já disponibilizado na Biblioteca Digital. Para isto, o usuário deverá acessar o item em questão e localizar o campo "Ferramentas do administrador" localizado na parte superior direita da tela, conforme ilustração abaixo:

adm imagem 15

Selecione o botão "Editar" e localize todos os metadados já inseridos para o item. Para editá-los basta alterar o texto dentro dos campos denominados "valor".

adm imagem 16

Outra possíbilidade, também disponível na parte inferior da tela de edição, é a inclusão ou alteração de bistream. Clique no botão "Adicionar Bitstream" para incluir novos arquivos à norma, por exemplo anexos ou republicações; ou clique no ícone lixeira, para apagar o arquivo.

Para finalizar as alterações, clique no botão"Atualizar".

imagem 17


EDIÇÃO DE COLEÇÃO

As coleções da Bilioteca Digital poderão ser editadas pelos usuários com perfil de administrador de coleção. Ao entrar na página inicial de determinada coleção, como por exemplo a de Súmulas, observe as opções disponíveis no campo "Ferramentas do administrador", conforme ilustração abaixo.

adm imagem coleção

Os campos existentes permitirão que os metadados e configurações desta coleção sejam alterados. Sendo assim, os administradores conseguem alterar o nome da coleção e seus depositantes, adicionando ou excluindo membros; editar as políticas de autorização da coleção; editar grupos da coleção, criando, editando e excluindo grupos de usuários e/ou grupos que podem ser autorizados para funções específicas no sistema, dentre outras opções.


PARA MAIS SUPORTE...

Para ajudar a Biblioteca e dúvidas, favor contacte Administrador da Biblioteca Digital.