logo

  

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO

Conteúdo

Fechar esta janela

Navegação

Pesquisa

Comunidades

Coleções

Cadastrar na Biblioteca Digital

Meu Espaço

Editar Perfil

Receber atualizações por e-mail

 

Biblioteca Digital é um sistema que captura, distribui e preserva documentos digitais relacionados ao TRT-1. Em sua versão mais atual, apresenta novo leiaute, maiores recursos e novos conteúdos, que proporcionam ao usuário melhorias qualitativa e quantitativa nas consultas.

O conteúdo é organizado em comunidades, correspondentes a tópicos que podem se desdobrar em agrupamentos menores de conteúdos por critérios de afinidade preestabelecidos.

Com a finalidade de estruturar esses conteúdos em grupos por afinidade de assunto, as coleções estão distribuídas em cinco comunidades: Jurisprudência, Normas Internas (cuja nomenclatura no antigo ambiente era Legislação); Doutrina, Publicações, e Institucional. Para acessá-las, observe o menu lateral esquerdo, conforme ilustrado abaixo

imagem 1


NAVEGAÇÃO topo

Navegação permite encontrar uma lista de itens específicos.

Cada comunidade poderá se subdividir, ainda, em diversas subcomunidades e coleções que contém ilimitados itens/publicações. Para acessá-las basta expandir o sinal “+” ao lado de cada uma e navegar pelas categorias.

imagem 2

Navegar por Comunidade/Coleção redireciona às comunidades em ordem alfabética e permite visualizar subcomunidades e coleções dentro da comunidade.

Navegar por Título redireciona para uma lista alfabética de ítens de todos os títulos de itens na Biblioteca Digital.

Navegar por Autor redireciona para uma lista alfabética de todos os autores de itens na Biblioteca Digital.

Navegar por Assunto redireciona para uma lista alfabética dos assuntos dos itens na Biblioteca Digital.

Navegar por Data redireciona para uma lista de itens na Biblioteca Digital em ordem dos últimos itens depositados.

Submeter na Biblioteca Digital função que habilita os usuários a adicionarem itens na Biblioteca Digital. O processo de submissão inclui preencher as informações sobre os itens no formulário de metadados e anexar arquivos digitais. Cada comunidade contém suas próprias políticas de submissão.

Meu Espaço é uma página pessoal mantida por cada membro. Esta página contém uma lista de itens que são processos de submissão em andamento para um membro particular, ou uma tarefa de lista que precisa de atenção, como editar, revisar ou verificar. No futuro, esta página também conterá informações pessoais de serviços oferecidos na Biblioteca, como notificação por e-mail quando novos itens forem adicionados na coleção.

Editar Perfil permite alterar sua senha.

Sobre redireciona para informações sobre os projetos da Biblioteca Digital e seu desenvolvimento.


PESQUISA topo

Biblioteca Digital usa um motor de pesquisa específico. Aqui são algumas dicas:

 

O que é pesquisado, em geral, são palavras ou termos
As palavras que você digitadas na caixa de texto serão pesquisadas no título, autor, assunto e demais campos de identificação do item registrado.

O texto digitado também será pesquisado em todos os documentos arquivados (caso a funcionalidade full text search esteja habilitada)

O que não é pesquisável - stop words
Motor de pesquisa ignora certas palavras que ocorrem com frequência e não agregam valor a pesquisa. Estes são:

 

"a(o)", "como" , "no(a)" , "mas" , "porém" , "pelo" , "para" , "em", "de(a)"

Corte (Truncation)
Use um asterístico (*) depois de uma palavra para pesquisar tudo que comece com esse termo, por exemplo:

 

Suspen* :   retornará suspensão, suspender, suspenso, suspensa etc.

Prontidão
O motor de busca automaticamente expande palavras com terminação comum para incluir, plural, passado, etc.

Pesquisando Frases
Para pesquisar multiplas palavras, como uma frase, use a marcação (") no início e fim da frase. Por exemplo:

 

"reestruturação administrativa"

Extrair uma palavra exata
Insira um sinal de positivo (+) antes da palavra se ela DEVE aparecer no resultado de busca. Por exemplo, na seguinte pesquisa a palavra "periculosidade" é opcional, mas a palavra "adicional" deve exibir no resultado.

 

+adicional periculosidade

Elimine itens com palavras não desejadas
Insira um sinal de negativo (-) antes da palavra se esta não deveria exibir no resultado da pesquisa. Alternativamente, você pode usar o operador NOT. Por exemplo:

 

adicional - noturno ou adicional NOT noturno : retornará itens contendo a palavra "adicional", exceto aquelas que contém a palavra "noturno".

Pesquisando com operadores lógicos

 

Os seguintes operadores lógicos podem ser usados para combinar termos. Observe que eles devem ser maiúsculos e em inglês!

AND - para limitar a pesquisa a encontrar itens contendo todas as palavras ou frases combinadas com este operador, Ex.:

 

horas AND extras retornará todos os itens que contenham AMBAS as palavras "horas" e "extras"

OR - retornará todos os itens contendo alguma das palavras ou frases

 

horas OR extras retornará todos os itens que contendo a palavra "horas" e/ou a palavra "extras"

NOT - exclui os itens contendo a palavra com este operador. Ex.:

 

adicional NOT periculosidade retornará os itens contendo todas as palavras com "adicional" EXCETO aqueles também contendo a palavra "periculosidade"

Parênteses podem ser usados na pesquisa para encontrar grupos de termos em conjuntos, e operadores podem ser aplicados em todo conjunto, Ex.:

 

(horas OR extras) AND (adicional NOT periculosidade)

Existem três opções de pesquisa disponíveis na Biblioteca Digital:

1) Pesquisa Geral - localizada no topo da barra de navegação no canto superior direito da tela.

Esta forma de pesquisa realiza a busca em todo o conteúdo textual de todas as comunidades. Por esta razão, costuma retornar muitos resultados não desejados.

É recomendável em duas situações:

Para utilizá-la, basta digitar a palavra ou expressão a ser pesquisada na caixa de texto.

imagem 3

2) Pesquisa Livre - acessada para cada coleção ou comunidade específica (menu lateral). Para utilizá-la, navegue até a comunidade ou coleção e use a barra de pesquisa da página.

Esta forma de busca limita a pesquisa para uma comunidade ou coleção específica, correspondendo a uma pesquisa simples na qual o usuário pode buscar por qualquer termo, expressão, número de processo, nome do relator, dentre outras opções.

É recomendável na seguinte situação:

 
quando se sabe a que coleção ou comunidade pertence o item desejado e se quer buscar em todo o conteúdo, inclusive no corpo do documento, como por exemplo no texto completo de normas ou de acórdãos.

Em algumas telas, será possível selecionar as opções “Contém”, “Iguais”, “Diferentes” e “Não Contém”.

Selecione “Iguais” apenas para pesquisas por termos/expressões que correspondem exatamente ao conteúdo do campo associado ao filtro. Da mesma forma, a opção "Diferentes", sendo o oposto de "Iguais", retorna os itens que não apresentam os termos/expressões que correspondem exatamente ao conteúdo do campo associado ao filtro.

Em havendo dúvida sobre alguma palavra ou termo do conteúdo, as opções acima não são recomendáveis.

A opção “Contém” já vem marcada como default. Mantenha a opção “Contém” para que a busca retorne todos os itens que contenham a(s) expressão(ões) buscada(s).

A opção “Não Contém”pode ser usada para que a busca retorne todos os itens que não contenham a(s) expressão(ões) buscada(s).

Ex: Deseja-se buscar por adicional de insalubridade em Acórdãos que não tratem de adicional de horas extras.

imagem 5.2

Abaixo temos uma tela da pesquisa livre para a comunidade de Jurisprudência

 

imagem 4

A seguir observamos a tela da pesquisa livre para a coleção de Atos

 

imagem 5

3) Pesquisa com Filtros - recomendável quando se quer montar uma busca mais complexa, sobretudo quando se tem dúvida sobre por qual vocabulário buscar determinado assunto.

Os filtros são recursos muito úteis para delimitar as pesquisas, por meio deles é possível que o usuário estipule os parâmetros de busca e obtenha melhores resultados. Também será possível que os resultados da busca sejam ordenados por Relevância, Título ou Data de Publicação, conforme a necessidade da pesquisa.

Chega-se à tela com as opções de filtros e ordenação, conforme a segunda ilustração abaixo, após a execução de uma pesquisa livre na comunidade/coleção ou acessando-se o link “Pesquisa com Filtros”, logo abaixo do botão Pesquisar.

imagem 6.2

imagem 6.1

- Opções de Ordenação

Para tornar a busca mais assertiva, os usuários devem selecionar as opções de ordenação que mais se ajustam ao tipo de pesquisa realizada (relevância; data de publicação; ou título).

Importante: Por default (padrão) os resultados vêm ordenados pela Data de Publicação. Caso deseje que os resultados com mais ocorrências do termo pesquisado sejam os primeiros a serem exibidos, selecione a opção de ordenação por "Relevância".

imagem ordenacao

Uma pesquisa referente a "Depoimento por procuração", por exemplo, retornará resultados indesejados e muito abrangentes caso o usuário não selecione algum tipo de ordenação. Isto ocorre pois a pesquisa retornará todos os registros que contenham a palavra "por" ou "procuração". Alterando-se o campo ordenação para "relevância", o usuário obtém resultados mais adequados.

De acordo com cada coleção ou comunidade, existirão ainda categorias de filtros específicos que também auxiliam as pesquisas.

- Opções de Filtros

Verificam-se abaixo as opções de filtros para a comunidade Jurisprudência:

imagem 7

A seguir, observam-se as opções de filtros para a comunidade Normas Internas:

imagem 8

 


COMUNIDADES topo

A Biblioteca Digital está organizada em comunidades que correspondem a:

Jurisprudência
Normas Internas
Doutrina
Publicações
Institucional

Dentro de cada comunidade, podem existir diversas subcomunidades e coleções. Cada coleção pode conter ilimitados itens/publicações. Esta organização fornece à Biblioteca Digital uma flexibilidade para acomodar variadas necessidades de comunidades, permitindo:

Cada comunidade tem sua própria página de entrada exibindo informações, notícias e links refletindo os interesses daquela comunidade, bem como uma lista descritiva de coleções dentro da comunidade.


COLEÇÕES topo

Comunidades podem ser mantidas com número ilimitado de coleções na Biblioteca Digital. Coleções podem ser organizadas em tópicos, ou por tipo de informação ou por algum outro método de ordenação que a comunidade determinar útil para organização dos itens. Coleções podem conter diferentes políticas e fluxo de trabalho.

Cada coleção da Biblioteca Digital tem sua própria página de exibição de informações e links refletindo o interesse dos usuários na coleção.


CADASTRAR NA BIBLIOTECA DIGITAL topo

Quando você acessar a área da Biblioteca Digital que requeira autorização, o sistema irá solicitar que entre com suas credenciais para acessar funções restritas. Todos os usuários podem se registrar e se tornar assinantes. Algumas funções restritas, como submeter conteúdo, requerem autorização na comunidade desejada.

É importante frisar que não é obrigatório se cadastrar para efetuar pesquisas. O cadastramento é necessário somente se o usuário desejar se inscrever para receber atualizações por email de uma ou mais coleções.

Para se cadastrar, o usuário deve acessar “Entrar em”, depois “Meu Espaço” e clicar no link “Usuários Externos ao TRT1”. Depois, clicará no link “Usuário novo? Clique aqui para se registrar” e será direcionado para uma tela onde deverá digitar um email válido. Após clicar no botão Registrar, o sistema enviará uma mensagem de email para confirmação do cadastro.

Posteriormente, para se logar, entrará com o e-mail informado e a senha cadastrada.

imagem 9

imagem 10

Servidores do TRT1 não precisam se cadastrar! Somente acesse o link “Servidores do TRT1” se for servidor ou magistrado deste Regional, caso em que irá se logar com o mesmo login e senha da Rede.

Após, será direcionado para a tela correspondente ao "Meu espaço".


MEU ESPAÇO topo

Na tela inicial é possível acessar a opção “Meu espaço”, expandindo o botão “Entrar em”, conforme já ilustrado acima.

Para entrar, o usuário deve clicar no botão indicado; selecionar a opção “Usuários Externos ao TRT1”ou "Servidores do TRT-1" e inserir seu login.

imagem 11

Após, será direcionado para a tela abaixo correspondente ao Meu espaço. Para voltar à tela principal ou iniciar uma pesquisa, basta clicar em “Biblioteca Digital TRT-1” ou na imagem da logo do ambiente.

imagem 12


EDITAR PERFIL topo

Esta página permite que você altere a informação que você tenha. Você precisa estar autenticado com seu login para efetuar mudanças de suas informações pessoais.


RECEBER ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL topo

Usuários podem assinar para receber alertas diários de e-mail com novos itens adicionados a cada coleção e podem se inscrever em quantas coleções quiserem. Para se inscrever, é preciso já ter se cadastrado e estar logado. Após se logar, clique em cima do perfil e selecione a opção "Receber Atualizações por e-mail", conforme a figura abaixo:

imagem 13


Depois, selecione uma coleção de cada vez e clique no botão "Assinar".


PARA MAIS SUPORTE...

 

Para ajudar a Biblioteca e dúvidas, favor contacte Administrador da Biblioteca Digital.