Alerta de incompatibilidade com Internet Explorer
Título: A judicialização das relações de trabalho e o Ministério Público
Autor(es): Périssé, Paulo Guilherme Santos
Data de Publicação: 04/02/2014
Citação: PÉRISSÉ, Paulo Guilherme Santos. A judicialização das relações de trabalho e o Ministério Público. 2013. 193 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Resumo / Ementa: O Ministério Público do Trabalho, como parte do sistema judicial brasileiro e integrante do Ministério Público Federal é uma organização que se renovou ao longo de sua trajetória cujas bases remontam ao período Vargas. Contrariando a ideia de que a expansão do sistema judicial a partir dos anos oitenta do século XX exprime a continuação da tradição política autoritária brasileira, sob novo registro, a tese demonstra que a nova ordem jurídica inaugurada com a constituição democrática de 1988 renovou tanto as bases de justificação do direito como a estrutura das instituições judiciais. O Ministério Público do Trabalho é um caso singular de apropriação desta nova ordem para detonar o processo de profissionalização de seus membros e converter sua atuação aos novos tempos da democracia política, abandonando a tradição de alinhamento às eventuais ideologias de governo. Isto se explica com a ascensão do profissionalismo nos anos oitenta que permitiu a renovação dos seus meios de ação e a apropriação de um novo equipamento teórico por parte do grupo. O processo de judicialização das relações de trabalho, elemento constitutivo deste próprio campo no Brasil, desde a Era Vargas, é democratizado sob a nova ordem democrática inaugurada em 1988.
Descrição: Tese (Doutorado)-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2013.
URL: http://bibliotecadigital.trt1.jus.br/jspui/handle/1001/542541
Tipo de Documento: Tese/Dissertação
Data de Acesso: 2014-02-04 15:38:22
Data de Disponibilização: 2014-02-04 15:38:22
Aparece nas coleções:Produção Intelectual dos Magistrados

Anexos
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Paulo Perisse_banca final pdf.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir




Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.