EDITAL EJUD1 n.º 37/2024

 

(Disponibilizado em 15/01/2024, no DEJT, Caderno Administrativo)

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE VISITAS INSTITUCIONAIS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO, NO ANO DE 2024.

 

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJUD1), por meio de sua Divisão de Pesquisas Judiciárias e da Coordenadoria de Ensino e Pesquisas, torna público o edital para participação no Programa de Visitas Institucionais, no ano de 2024.

 

1. APRESENTAÇÃO

 

1.1. A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região tem como missão fomentar a produção, a disseminação e a atualização do conhecimento de magistrados e magistradas e servidores e servidoras, com ênfase no aprimoramento de suas habilidades profissionais. Para tanto, busca a formalização de convênios e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras.

 

1.2. Este edital tem a finalidade de tornar pública a abertura de inscrições para magistrados e magistradas do trabalho para participarem da segunda edição do Programa de Visitas Institucionais criado pela Portaria EJUD1 nº 19/2023 e de estabelecer os critérios para participação no programa e para o preenchimento das vagas.

 

2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA DE VISITAS INSTITUCIONAIS

 

2.1. O Programa de Visitas Institucionais da EJUD1 destina-se a proporcionar experiências formativas aos magistrados e às magistradas, por meio do contato direto com instituições estrangeiras afins.

 

2.2. Por meio da observação in loco, do diálogo com colegas de profissão e da comparação entre as distintas realidades, a EJUD1 almeja ampliar os horizontes de seu público-alvo, aperfeiçoando suas atividades administrativas e jurisdicionais.

 

2.3. No ano de 2024, a Escola Judicial promoverá visitas ao Poder Judiciário de Portugal e ao Centro de Estudos Judiciários, dentre outras instituições culturais ou acadêmicas portuguesas.

 

3. DAS ETAPAS FORMATIVAS

 

3.1 A atividade formativa do Programa de Visitas Institucionais do ano de 2024 será desenvolvida em cinco fases:

 

I – encontro teórico preparatório telepresencial, com carga horária de 2 (duas) horas;

 

II – visita in loco às instituições portuguesas sediadas em Lisboa e Coimbra, com carga horária total de 30 (trinta) horas;

 

III – elaboração do relatório final de atividades, com o mínimo de 10 (dez) laudas, a ser desenvolvido sobre um dos temas discutidos no programa, devendo conter: (1) descrição do que foi aprendido; (2) comparação com a realidade do TRT1, e (3) propostas de aplicação prática.

 

IV – participação no seminário internacional sobre os sistemas de jurisdição trabalhista brasileiro e português, telepresencial ou presencial na EJUD1, com carga horária de 2 (duas) horas.

 

3.2 O encontro teórico preparatório será ministrado por docentes portugueses que irão discorrer sobre a organização do Poder Judiciário Português, bem como sobre o funcionamento da formação inicial e continuada de seus magistrados e de suas magistradas. Esta etapa estará aberta a qualquer interessado(a), independentemente da participação integral no programa. A avaliação de aprendizagem será a elaboração de um paper de até duas laudas sobre o ordenamento jurídico português.

 

3.3. As 30 (trinta) horas relativas à visita in loco em Portugal serão divididas preferencialmente em 6 (seis) horas diárias de segunda a sexta-feira.

 

3.4 A EJUD1 poderá publicar os relatórios indicados no item III e disponibilizá-los em forma de livro eletrônico. Portanto, com a entrega do relatório deverá ser assinado o Termo de Cessão de Direitos Autorais.

 

3.5. O Seminário Internacional sobre sistemas de jurisdição trabalhista ocorrerá em até dois meses após a realização da visita institucional.

 

3.5.1 O seminário tem por escopo permitir que os(as) participantes apresentem publicamente suas impressões sobre as visitas institucionais realizadas, compartilhando suas experiências e permitindo a difusão do conhecimento com a magistratura do trabalho. Além disso, com base no aprendizado adquirido, os(as) participantes poderão apresentar sugestões para a melhoria da gestão do TRT1, da sua prestação jurisdicional e da formação da magistratura trabalhista.

 

4. DA PARTICIPAÇÃO E CUSTEIO

 

4.1. A segunda edição do Programa de Visitas Institucionais contará com até 18 (dezoito) vagas, assim distribuídas:

 

             I. 10 (dez) vagas para magistrados e magistradas em exercício no TRT1;

            II. 5 (cinco) vagas para  magistrados e magistradas aposentados do TRT1;

           III. 1 (uma) vaga para magistrado ou magistrada indicado(a) pela Corregedoria e integrante da sua estrutura ou administração;

          IV. 2 (duas) vagas para magistrados ou magistradas indicados pela EJUD1 e integrantes da sua administração ou do seu Conselho Pedagógico.

 

4.1.1. As vagas porventura remanescentes indicadas nos itens II, III e IV serão ofertadas aos demais magistrados e magistradas ativos(as) no TRT1.

 

4.1.2. Para a participação, todos os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, confirmando o compromisso de elaborar o relatório final e de participar integralmente das atividades programadas, inclusive do seminário, objetivando o compartilhamento da experiência profissional adquirida.

 

4.1.3. A ficha de inscrição está disponível em: https://forms.gle/xdHs5ruHjWeiDPji9

 

4.2. Além do requisito do item 4.1.2, os magistrados e as magistradas em exercício deverão preencher as seguintes condições para a participação no Programa de Visitas Institucionais:

 

I - ter o deferimento do afastamento pela Corregedoria;

 

II - contar com a carga horária mínima de 30 (trinta) horas de Formação Inicial ou Continuada, no segundo semestre de 2023.

 

4.2.1. A seleção dos magistrados e das magistradas em exercício será realizada de acordo com o número de horas cursadas na EJUD1, no ano de 2023 e, em caso de empate, será utilizado o critério da antiguidade.

 

4.2.2. As vagas para participação dos magistrados aposentados e das magistradas aposentadas serão preenchidas por ordem cronológica do envio do formulário de inscrição disponível no item 4.1.3.

 

4.3. A EJUD1 disponibilizará traslados para viabilizar o acesso aos locais de realização das atividades a partir de pontos de encontro previamente divulgados.

 

4.4. O custeio das passagens e hospedagem em Portugal correrá por conta de cada participante.

 

4.5. A EJUD1 custeará as passagens aéreas e as diárias dos dois magistrados ou das duas magistradas inscritos(as) que contarem com o maior número de horas realizadas em atividades promovidas pela Escola nos dois semestres de 2023.

 

4.5.1. O(a) participante bolsista na edição do Programa de Visitas de 2023 não concorrerá à bolsa em 2024.

 

5. DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

 

5.1. As inscrições para a participação no Programa de Visitas Institucionais para o ano de 2024 estarão abertas no período de 22/01/2024 a 08/03/2024.

 

6. CRONOGRAMA

Atividade

Datas

Período de inscrição

22/01/2024 a 08/03/2024

Divulgação da listagem dos(as) inscritos(as)

13/03/2024

Prazo para recurso da listagem dos(as) inscritos(as)

14/03 a 15/03/2024

Divulgação da listagem dos(as) participantes e dos(as) 2 bolsistas selecionados(as)

22/03/2024

Prazo para recurso da listagem dos(as) participantes e dos(as) 2 bolsistas selecionados(as)

25/03 a 05/04/2024

Divulgação do resultado final dos(as) participantes e dos(as) bolsistas.

12/04/2024

Encontros teórico-preparatórios telepresenciais

10/05/2024

Visitas institucionais (Portugal)

23/09/2024 a 27/09/2024

Prazo para a entrega do relatório

31/10/2024

Seminário dos sistemas trabalhistas brasileiro e português

08/11/2024

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

7.1. A responsabilidade por providenciar a documentação internacional para a viagem, incluindo o cumprimento de normas sanitárias e seguro viagem, é do participante, inclusive dos bolsistas.

 

7.2. Esclarecimentos adicionais sobre o conteúdo deste edital deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico cgoc@trt1.jus.br, com o assunto “INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO VISITAS INSTITUCIONAIS 2024”.

 

7.3. Este edital terá validade durante o ano de 2024.

 

7.4. Os casos omissos serão decididos pelo Diretor da Escola Judicial do TRT da 1ª Região.

 

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2024

 

 

DESEMBARGADOR LEONARDO DA SILVEIRA PACHECO

Diretor da Escola Judicial do TRT da 1ª Região