Ajuda de Administração

Conteúdo da Ajuda

Fechar esta janela

Informações Gerais

Nas versões antigas da Biblioteca Digital, muitas tarefas administrativas eram acessadas via tela do sistema. Entretanto, elas apenas aparecem caso estejam logadas como administrador. A forma mais prática é navegar até a página "Meu Espaço".

Algumas tarefas precisam ser executadas usando interface de usuário, parte da interface web. Para acessar a interface de administração, entre no endereço da Biblioteca Digital /dspace-admin, por exemplo:

https://bibliotecadigital.trt1.jus.br/jspui/dspace-admin

Você precisará se autenticar como administrador para estar apto a acessar a página. Então, clique em ferramenta relevante.

Criando uma Comunidade de Alto-Nível

Para adicionar uma comunidade de alto-nível, navegue até comunidade/coleção quando autenticado no sistema como administrador. Haverá uma opção Criar Comunidade de Alto-Nível.... Clicando nesta opção, será criada uma comunidade e será redirecionada para a página "Editar Comunidade".

Criando uma Subcomunidade

Para criar um subcomunidade, vá até a página inicial da comunidade que é pai da nova subcomunidade. Então, clique em "Criar Subcomunidade" na aba "Ferramentas Administrativas". Isto criará a nova comunidade e redireciona para a página "Editar Comunidade" para aquela comunidade.

Editando uma Comunidade

Criando uma Coleção

Criando uma coleção é feita através de um passo-a-passo que deveria ser familiar para maioria das pessoas que usam sistemas operacionais modernos com interface de usuário. Isto é similar à interface de submissão na Biblioteca Digital.

Observação: Você pode adicionar novas pessoas com o passo-a-passo. Todas os registros de pessoas devem ser carregados no sistema primeiro. Entretanto, você estará apto a adicionar mais pessoas e/ou grupos para cada grupo associado com a coleção posterior, se requerido.

Para criar coleções, assegure que esteja autenticado, navegue até a página inicial da comunidade em que deseja criar a coleção, e clique em 'Criar ColeçãoCreate Collection'. O passo-a-passo será exibido.

Descreva a Coleção (Caixas de Marcação)

A primeira página do workflow exige algumas questões sobre a coleção. Verifique as aplicáveis e clique em 'Próximo >'. Observe que depois de completar o workflow, você poderá editar a coleção posteriormente, dexisões feitas aqui não são permanentes.

Entretanto, note também que o workflow é menor que a tela de submissão, que basicamente significa que não há botões de voltar, então caso queira alterar algo, entre na página depois de clicar em 'próximo', vocÇE precisa termonar o workflow e voltar e editar a coleção.

Quando você completar o preenchimento, a página de edição de coleção será exibida. Isto permite rever o conteúdo informado e fazer os ajustes necessários.

Nota 1: Se a opção Novos itens devem ser lidos publicamente estiver marcada, significa que novos itens via submissão ou importação via batch terão, por padrão, leitura a qualquer pessoa, ambos o item e todos os anexos. Você pode mudar isto depois para que itens sejam publicos para leitura e anexos não. Itens que estão mapeados ou incluídos de outra coleção não tem alteração de autorização.

Nota 2: Leitura publica a novos itens é o padrão; as permissões de um item podem ser alteradas depois.

Nota 3: Se a opção Novos itens devem ser lidos publicamente não está marcada, você será solicitado no workflow para informar quem é permitido ler o item. Novamente, este não é o padrão, e pode ser alterado depois.

Descreva a Coleção (Informação)

A próxima página permite preencher algumas informações básicas sobre coleção. O Nome, Descrição curta e Texto Introdutório são camapos obrigatórios.

Text Copyright é simplesmente um texto que será exibido no rodapé da tela inicial da coleção.

Licença é a licença de depósito (a licença que publicadores precisam aceitar quando submetendo um item) para esta coleção. Isto sobrescreve a licença padrão. Caso deixe em branco, a licença padrão é usada.

Proveniência é um texto livre que você poderá inserir informações como desejar. Este campo não é visível ao usuário final.

Autorização de Coleção

Dependendo da caixa selecionada na primeira página do workflow, você navegará sobre o número de telas exigindo quais pessoas/grupos podem ou devem executar ações, por exemplo quem pode submeter, aceitar/rejeitar submissões. Estas páginas funcionam exatamente como editor de grupo. Clique em 'Próximo >' quando você selecionar todas as pessoas/grupos para aprecer nas permissões relevantes de grupo.

Observação: Você não pode adicionar nova pessoa neste workflow. Todos os registros de pessoas devem estar previamente cadastrados no sistema. Você pode adicionar mais pessoas e/ou grupos posteriormente, se desejado.

Informar Metadados Padrões do Item

Neste tela, você pode especificar algum valores de Dublin Core que serão pré-preenchidos nas novas submissões. Alguns valores podem ser configurados aqui não aparecem na interface de submissão, então usuários da coleção talvez não tenham a chance de edita-los. Também observe que estes valores Dublin Core serão adicionados aos itens importados via batch.

Editando a Coleção

A página de editar coleções permite que os metadados de coleção sejam alterados (como nome e texto introdutório), configurar autorização e workflow, ou excluir toda coleção.

A opção 'Excluir' removerá a coleção (incluindo todos os itens) do repositório.

O Nome, Descrição Curta e Texto Introdutório são campos obrigatórios. Observe que não é restrito, bas altamente recomendado.

Texto Copyright é simplesmente um texto que aparecerá no rodapé da página inicial da coleção.

Licença é a licença de depósito (a licença que publicadores precisam aceitar quando submetendo um item) para esta coleção. Isto sobrescreve a licença padrão. Caso deixe em branco, a licença padrão é usada. Existem algumas variáveis de substituição que podem ser usadas para criar uma licença personalizada:

Caso precise de uma licença embarcada no texto da licença, use o símbolo % symbol. Ex.: Escreva %%. É recomendado usar uma submissão de teste para verificar a alteração da licença: verifique o resultado no passo Aceitar/Rejeitar.

Proveniência é um texto livre que você poderá inserir informações como desejar. Este campo não é visível ao usuário final.

Para adicionar ou mudar o logo exibido na página inicial da coleção, cliquem em enviar logo. Na próxima tela, digite o caminho do logo ou navegue até o arquivo de logo e clique em enviar.

Para adiocionar ou alterar autorizações, publicadores ou administradoes de coleção, clique no botão apropriado para criar/editar grupos e suas ações.

Para editar grupos de workflow, selecione o os passos do workflow com o grupo que queira criar ou alterar e, em seguida, o processo de edição de grupoedição de grupo<./p>

Clique em 'Template do Item' para exibir a página de metadados padrão do item default item metadata page onde você pode configurar os valores padrão para os metadados de todos item da coleção.

Pessoas

Use esta funcionalidade para registrar endereços de e-mail e outras informações sobre as pessoas que desejam autorização no sistema, como publicação, administração submissão, assinaturas ou permissão de leitura em conteúdo restrito.

Usuários também podem se auto-cadastrarem, entretanto isto não concede permissão alguma. Todas as pessoas que desejam ser incluídas como publicadores ou revisores precisam estar previamente registradas.

Registrar uma Pessoa

Para registrar alguém, clique em Adicionar Pessoa e entre com as informações.

Clique em Salvar alterações quando concluído.

Excluir uma Pessoa ou Editar Informações sobre uma Pessoa

Clique em Selecionar Pessoa... para listar as pessoas registradas. Você também pode ordenar a lista de endereços por e-mail, sobrenome ou ID clicando sobre o cabeçalho da tabela. No lado esquerdo de cada pessoa da lista, clique em 'selecionar'. Clique em próximo na pessoa, e a janela se fechará e a pessoa será exibida na página 'Administração de Pessoas'. Agora vocÊ pode clicar em editar ou excluir do sistema.

Grupos

Use esta seção para criar, editar e excluir grupos de pessoas e/ou grupos que podem ser autorizados por funções específicas no sistema.

O grupo 'Anônimos' é um grupo 'especial' que representa todas as pessoas usando o sistema. Este grupo existe para que políticas de autorização possam ser especificadas para acesso anônimo. ('qualquer um pode ler esse item').

Membros do grupo 'Administradores' podem executar qualquer ação no sistema, portanto seja cuidadoso com a inclusão de pessoas neste grupo!

Outros grupos podem ser usados para propósitos variados. Grupos podem representar pessoas que são permitidas a submeter a uma coleção particular; pessoas que são responsáveis por executar um passo do workflow particular, como revisar uma submissão; ou grupos de pessoas que tenham permissão para acessar conteúdo restrito. Informações de permissão sobre o que cada grupo é permitido é controlada usando a seção de autorização.

Grupos podem conter outros grupos para oferecer grande flexibilidade nas ações de associação e simplificar o processo de manutenção. Isto é útil para refletir a estrutura hierarquica do grupo, onde o grupo de pessoas com responsabilidade particular também são partes de um grupo maior com diferentes responsabilidades e escopo.

Grupos podem ter nomes. Nomes criados automaticamente pelo sistema seguem a convenção dependendo da finalidade do grupo. O padrão geral é:

OBJECTTYPE_OBJECTID_ACTION

Por exemplo, grupo de pessoas que são autorizadas para submeter a coleção XYZ seria chamada:

COLLECTION_XYZ_ADD

Note que XYZ, neste caso, é um ID interno da coleção, ao invés do Handle. Você pode encontrar o ID interno da coleção ou comunidade clicando em 'Comunidades/Coleções'. O segundo número em conchetes, além do nome da comunidade ou coleção é o ID interno do objeto.

É recomendado que siga essa convenção para manualmente criar grupos para que seja fácil encontrar o que precisar. A interface de administração automaticamente cria grupos para passos no workflow, mas você precisa criar manualmente grupos para publicadores.

Criar e Editar Grupos

Para manualmente criar um grupo, clique em Criar Novo Grupo. Altere o nome do grupo padrão para o nome desejado e clique em Atualizar Nome.

Instruções para usar o editor de grupo

Itens

Use esta funcionalidade para editar ou remover um item. Você pode entrar com o Handle or ID interno do item. Alternativamente, você pode achar mais fácil navegar até o item e clicar em Editar, caso esteja como administrador.

Instruções para editar itens

Instruções para remover itens

Note que a função expurgo' irá expurgar o item e os metadados do sistema sem deixar rastros. Observe que essa funcionalidade não foi totalmente testada (e não é recomendada), portanto talvez haja problemas. Por exemplo, como não há registros de deleção, o fato que o item foi excluído não expõe Pà coleta do interface OAI.

Ordens da Supervisão

Selecione Supervisores na área de administração e serão exibidas 3 opções:

As seções abaixo detalham como tratar com tarefas de ordem de supervisão comum.

Observe: A opção a limpar supervisão deveria ser usada uma vez para realizar operações básicas de manutenção na base de dados. Isto é completamente automático e toma um tempo muito curto para executar.

Visualizar Ordens de Supervisão

Selecione Visualizar Ordens de Supervisão e será exibida uma lista de todas as ordens de supervisão atuais Nesta página, você pode modificar as políticas ou remover ordens de supervisão (veja seção abaixo).

Os detalhes nesta página permite verificar o nome do grupo que executa a supervisão, o autor do item sendo supervisionado e o título do item.

Você também pode adicionar ordem de supervisão nesta página na seção Adicionar Ordens de Supervisão abaixo.

Adicionando Ordens de Supervisão

Selecione Adicionar Ordem de Supervisão na página principal de ordens de supervisão ou na página de ordens de supervisão atuais.

Para configurar ordem de supervisão, você precisa definir o grupo que irá supervisionar e o item no espaço de trabalho supervisionado. Ademais, esta páfina fornece opções para configurar os valores padrão de políticas de grupo de supervisão sobre o item.

Selecione o grupo desejado na lista de grupos na página; esta caixa contém todos os grupos existentes no sistema. Depois sleecione o espaço de trabalho do item a ser supervisionado. Isto significa clicando na caixa de seleção arredondada a direta do item, que exibe todos os itens disponíveis no espaço de trabalho.

Nota: o ID na coluna esquerda da listagem de item é o ID do banco de dados para o espaço de trabalho do item, e é a referência para o administrador do sistema.

Depois de escolhido o grupo e espaço de trabalho do item a ser associado, você pode selecionar a política padrão nas Configurações Iniciais de Política. As opções de política padrão que são fornecidas são:

Uma vez pronta a seleção, clique em Submeter Ordem de Supervisão e suas configurações serão aplicadas, e você será retornado a página principal de ordenação de supervisão.

Removendo Ordens de Supervisão

Vá para página Visualização de Ordens de Supervisão Atuais e selecione Remover da ordem de supervisão que deseja remover. Será solicitada confirmação da remoção da ordem. Uma vez confirmado, a ordem será removida do sistema.

Personalizando Políticas de Ordem de Supervisão

Navegue até a página de Visualizar Ordens de Supervisão Atuais e selecione Políticas para a ordem de supervisão que gostaria de personalizar a política. Você será redirecionado para a página Políticas para Item, permitindo a customização da política para um item particular.

Para configurar as políticas para grupos de supervisores, você deve selecionar a opção, por exemplo, Adicionar Nova Política para o item ou alguma parte desse componente, então selecione o grupo de supervisão que esteja querendo configurar para a dada lista de grupos. Você pode selecionar a ação que você queira executar e clicar em Salvar Política.

Registrar Metadados

Por padrão, a Bilbioteca Digital usa uma versão qualificada baseada no esquema Dublin Core schema Dublin Core Libraries Working Group Application Profile (LAP). Você pode configurar outros esquemas de metadados no registro. O registro de metadados oferece uma lista de elementos e qualificadores, com comentários.

Você poderá editar o registro de acordo com suas necessidades com esta funcionalidade, mas note que:

Também note que dublin-core-types.xml é apenas usado durante o processo de construção para popular os registros de metadados na base de dados, que é a versão atual. Mudanças feitas nesta interface serão refletidas apenas no registro no banco, e não no arquivo XML (e vice versa).

Registro de Formato de Bitstream

Esta lista de bitstream fornece informações conhecidas sobre o bitstream e nível de suporte. Você pode editar ou adicionar novo formato bistream com esta funcioalidade. Observações:

Também note que config/registries/bitstream-formats.xml é apenas usado durante o processo de construção a popular o registro de formato na base de dados, que é a versão atual. Mudanças feitas com esta interface serão refletidas apenas na base de dados, e não no arquivo XML (e vice versa.)

Workflow

Use esta funcionalidade para limpar workflows que foram abandonados e não serão mais utilizados.

Autorização

Esta seção é usada para configurar políticas de autorização específicas para comunidades, coleções e itens. Para usuários executarem uma ação no objeto, eles precisam de permissões; Biblioteca Digital opera com a política de 'negação padrão'. Permissões não 'comutam'; Por exemplo, se uma pessoa tem permissão de leitura no item, ela não necessariamente tem permissão de leitura nos pacotes e biststream do item.

Gerenciar Políticas de Coleção

Use esta funcionalidade para autorizar grupos de coleções relacionadas a executar determinadas regras.

Nota:

Gerenciar Políticas de Comunidade

Esta funcionalidade permite editar políticas de comunidade da mesma forma que são editadas na coleção como descrito acima.

Atualmente, desde que a administração é feita de forma centralizada, esta funcionalidade não tem muito uso--geralmente você apenas adicionará permissão READ para o grupo Anonymous após criar a comunidade. Esta permissão é aplicada ao logo da comuindade, caso tenha.

As políticas de comunidade são configuradas por padrão como Anonymous READ.

Gerenciar Políticas de um Item

Esta funcionalidade permite editar as políticas para itens individualmente. Quando você deseja uma política de item ser diferente do resto daqueles na coleção, você pode usar o editor de política de item para personalizar as políticas.

Ferramenta de Administração Avançada de Política

Use esta ferramenta para configurar a ferramenta e configurar uma clara política de itens ou bitstream em toda coleção. Seja cuidadoso ao usar Limpar Políticas.

Selecione a coleção no topo da lista e o grupo que queira conceder ou remover permissões na parte inferior da lista. Então, selecione o tipo de objeto (item or bitstream) que você queira editar permissão. Então selecione a ação na lista na caixa de seleção.

Por exemplo, digamos que queira conceder a alguem no grupo 'privileged_users' Read acesso a todos os bitstreams numa coleção restrita. Você selecionaria 'privileged users' no topo da lista, 'bitstream' na caixa de seleção 'content type', 'privileged_users' na lista 'group' list, 'Read' na caixa de seleção 'action', e clica em 'Adicionar Política'.

Editar Notícias

Você pode usar esta ferramenta para editar o texto ("news") em dois lugares na página inicial da Biblioteca Digital: no topo da xaixa do centro do frame, e na barra lateral.

Depois de clicar em "Editar Notícias" no menu de administração, clique em Editar próximo ao item de notícia que deseja editar. Uma caixa de texto será exibida com a notícia atual, que pode ser excluída ou alterada digitando diretamente na caixa de texto. Você pode usar tags HTML para formatar o texto, embora o HTML não será validado.

 

Editar Licença Padrão

Você pode usar esta ferramenta para editar a licença padrão da Biblioteca Digital

A licença padrão é usada quando a coleção não tem uma licença definida.

Note que mudanças na licença padrão não tem efeito para itens já publicados.

Algumas variaveis de substituição estão dispobíveis para que seja possível uma configuração contexto:

Caso precise de uma licença embarcada no texto da licença, use o símbolo % symbol. Ex.: Escreva %%. É recomendado usar uma submissão de teste para verificar a alteração da licença: verifique o resultado no passo Aceitar/Rejeitar.