Ajuda para Administradores de Coleção

Conteúdo de Ajuda

Fechar esta janela

Informações Gerais

Caso você seja um adsministrador de coleção, você precisará estar autenticado antes dos controles de administração serem exibidos. A forma mais fácil é navegar até a página "Meu Espaço". Então, navegue até a página inicial da coleção que deseja administrar. No canto direito superior da página será exibido alguns controles extras. Adicionalmente, na página da coleção, você verá um botão extra "Editar" próximo aos itens.

Observe também que algumas páginas de administração, links de adicionais de administração talvez sejam exibidos. Em alguns casos, você talvez não esteja autorizado a administrar e uma mensagem "Autorização requerida" será exibia.

Adicionar ou Remover Publicadores

Observe que você não pode adicionar publicadores que não se cadastrados na Biblioteca Digital. Você precisará navegar até a central de administração da Biblioteca Digital e adicionar a pessoa para publicação.

Para adicionar ou remover do grupo de publicadores para submeter a coleção, assegure que você está logado, vá até coleções relevantes na página inicial e clique em "Editar Publicadores". Você será redirecionado a página de editor de grupos.

Editor de Grupo

O editor de grupo permite adicionar ou remover pessoas ou mesmo todo grupo de pessoas de um grupo particular, por exemplo o grupo de pessoas permitodas a publicar em uma determinada coleção.

No topo da página é exibido o nome do grupo. Isto é fortemente recomendado que não altere isso; estes nomes seguem a convenão e algumas funcionalidades não funcione apropriadamente, caso altere isso.

Abaixo está a lista de pessoas no grupo, assim como a lista de grupos dentro do grupo atual. Para remover uma pessoa do grupo, selecione a pessoa na lista e clique em "Remover Selecionado" abaixo da lista. Para remover todo grupo do grupo, selecione o nome do grupo na lista "Membros de Grupo" e clique em "Remover Selecionado" abaixo da lista.

Para selecionar pessoas e adicionar a lista, clique em "Selecionar Pessoa", e uma nova janela se abrirá. Isto permite vocÊ navegar sobre a lista de pessoas no sistema e adiciona-las ao grupo. Você pode ordenar a lista pelo ID, e-mail e sobrenome, clicando no topo da coluna relevante. O cabeçalho da coluna ordenada será exibido em negritp e uma seta indicará o tipo de ordenação. Você pode navegar sobre a lista completa clicando sobre os links acima e abaixo da lista na janela aberta.

Para adicionar pessoas ao grupo na janela principal, clique em "Adicionar". Observe que a janela não desaparece neste pointo, para facilitar a adição de mais pessoas de uma vez; entretanto isto pode parecer que nada acontece quando clica em "Adicionar". Porém, caso tenha visto no grupo da página principal, você deveria ver a pessoa adicionada na lista.

Adicionar e remover grupos de pessoas funciona da mesma forma que adicionar pessoas individualmente. Quando um grupo é adicionado a outro grupo, os membros do grupo que foi adicionado serão considerados como membros do grupo pai.

Para selecionar grupos para adicionar na lista de "Membros de Grupo", clique em "Selecionar Grupos ..." e uma nova janela será exibida. Esta janela funcionará da mesma forma descrita acima para as pessoas. Clique em "Adicionar" no lado esquerdo do nome do grupo para para listar na "Membros de Grupo" na página principal de editor de grupo.

Quado concluir de adicionar ou remover pessoas e grupos, clique em "Atualizar Grupo" na página de editor de grupo. (O seletor de pessoas/grupos será fechado automaticamente, caso não tenha fechado antes.)

Editar Metadados do Item

Para editar um metadado de iten (isto é, um tem que já foi armazenado, e não um no processo de submissão), assegure que você está logado, ir até página de exibição do item, e clique em "Editar".

Para editar um valor do Dublin Core, faça as edições necessárias, e clique em Atualizar quando terminado.

Caso queira adicionar um novo campo metadado Dublin Core de uma vez. Selecione os elementos e o qualificador relevantes na caixa de seleção no fom da lista de campos "DC", entre o valro na caixa de texto, e clique em Adicionar.

Esta tela no realiza validações de entrada, então seja cuidadoso; verifique o uso dos metadados do Dublin Core para ssegurar que os campos entradaos sejam entendidos pelo sistema corretamente. Correções menores (como erros de digitação ou ortografia) não deveria ser um problema.

Removendo um Item

Para remover um item, primeiro entre na Biblioteca Digital, navegue até a página de exibição do item e clique em "Editar". A página do item será exibida, clique em "Remover...". O registro do item será exibido. Caso esteja certo da remoção, clique em "Remover".

Observe que a remoção não remove completamente o item do armazenamento; isto simplesmente remove do todas as visões públicas (pesquisa e indices de navegação). Biblioteca Digital tem a função de remover completamente o item ("expurgo"), usado de maneira similar, mas recomendamos fortemente não usar isto.

Caso queira retornar um item previamente removido, contate o administrador da Biblioteca Digital.

Incluindo Itens de Outras Coleções (Mapeamento de Item)

Itens podem aparecer em mais de uma coleção. A ferramenta que "mapeia" itens a outras coleções é chamada de "Mapeamento de Item". Para acessar essa funcionalidade, entre como administrador e visualize a página da coleção. Na caixa de ferramentas de administração, há um botão "Mapear Item". Com o mapeador você estará apto a pesquisar itens e adicionar itens a coleções. A funcionalidade também permite navegar itens mapeados a coleções e remove-los.

Observe que um item mapeado a coleção não recebe os mesmos direitos de acesso - isto retem a autorização que é herdada da coleção que ele reside, e administradores de coleção que não tem acesso de leitura ao item talvez não consigam mapear o item a outra coleção.