Alerta de incompatibilidade com Internet Explorer
Título: Despedimento coletivo no âmbito privado
Autor(es): Motta, Maria Helena
Data de Publicação: 04/05/2018
Resumo / Ementa: Estuda o despedimento coletivo em Portugal a partir da apreciação do conceito, enquadramento legal e elementos essenciais que sobrevêm a essa forma de cessação do contrato de trabalho. Busca, em linhas gerais, conhecer a correlação entre a conjuntura política/econômica e sua influência nas sucessivas alterações da legislação no domínio dos despedimentos, em especial do coletivo, além da contribuição da jurisprudência e de renomados juristas na interpretação do Art. 53º da CRP, que veda as despedidas sem justa causa. Discorre sobre os requisitos legais e procedimentos que antecedem as dispensas massivas e aos quais se subordina o empregador, que deverá cumpri-los rigorosamente, pena de ilicitude do despedimento. Analisa critérios para escolha dos trabalhadores e os direitos decorrentes da dispensa, com especial atenção para a compensação por antiguidade. Aborda a omissão normativa no Brasil, no que concerne aos despedimentos coletivos e a posição da jurisprudência neste tema.
Descrição: MOTTA, Maria Helena. Despedimento coletivo no âmbito privado. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito do Trabalho e Segurança Social)-Instituto de Direito do Trabalho, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.
URL: http://bibliotecadigital.trt1.jus.br/jspui/handle/1001/1031896
Tipo de Documento: Monografia
Data de Acesso: 2018-05-04 17:46:14
Data de Disponibilização: 2018-05-04 17:46:14
Aparece nas coleções:Mulheres Juristas
Produção Intelectual dos Magistrados





Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.