Alerta de incompatibilidade com Internet Explorer
Título: De lingva ligatvm: magia e justiça nas lâminas de chumbo em Uley (Britânia Romana) nos séculos I a III EC
Autor(es): Oliveira, Cristina Almeida de
Data de Publicação: 23/08/2017
Resumo / Ementa: Analisa, a partir do estudo de alguns casos, mais precisamente, achados arqueológicos de quatorze lâminas datadas entre o século I a III EC em Uley na província romana da Britannia, a correlação entre a busca por justiça divina e a busca pela justiça dos “homens”, institucionalizada pelo Império Romano naquele período, e a crença na ação divina para mudar veredictos e calar partes e testemunhas em litígios perante os tribunais. Discute o ideal de justiça, sua relação com a vingança e práticas mágicas ao se analisar individualmente cada documento proveniente da região de Uley e a ligação entre eles relativamente à questão da justiça.
Descrição: OLIVEIRA, Cristina Almeida de. De lingva ligatvm: magia e justiça nas lâminas de chumbo em Uley (Britânia Romana) nos séculos I a III EC. 2015. 197p. Dissertação (Mestrado em História Social)– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015
URL: http://bibliotecadigital.trt1.jus.br/jspui/handle/1001/938069
Tipo de Documento: Tese/Dissertação
Data de Acesso: 2017-08-23 13:55:31
Data de Disponibilização: 2017-08-23 13:55:31
Aparece nas coleções:Mulheres Juristas
Produção Intelectual dos Magistrados

Anexos
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO FINAL PDF.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir




Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.